Turistas são resgatados após se perderem em serra de difícil acesso em São João Batista do Glória, MG
02/07/2025
(Foto: Reprodução) Um deles, de 45 anos, foi encontrado deitado no chão, apresentando dores lombares e no pé esquerdo. Dois turistas foram resgatados após se perderem em uma área de serra conhecida como região dos Canteiros, localizada a cerca de 20 km de São João Batista do Glória (MG). A operação de salvamento envolveu o Corpo de Bombeiros, o SAMU e voluntários da comunidade local.
📲 Participe do canal do g1 Sul de Minas no WhatsApp
Segundo as informações iniciais, os turistas estavam perdidos e em situação de risco. Apenas os números de telefone das vítimas foram repassados. Após várias tentativas, os bombeiros conseguiram contato com um dos envolvidos, que relatou não saber exatamente onde estavam e informou que seu colega havia sofrido uma queda, lesionando o pé esquerdo e travando a coluna, o que o impedia de se locomover.
Turistas são resgatados após se perderem em serra de difícil acesso em São João Batista do Glória
Hélder Almeida
A vítima estava em estado de alto estresse emocional, enviando áudios chorando, segundo os relatos dos bombeiros. Após ser acalmado, ele conseguiu enviar a localização, permitindo a mobilização imediata de uma equipe do Corpo de Bombeiros com apoio do SAMU de Passos.
Por se tratar de uma região de trilhas e montanhas de difícil acesso, os bombeiros iniciaram as buscas a pé, com equipamentos adequados e sinais sonoros e luminosos. Após cerca de 1 hora e 30 minutos de caminhada por aproximadamente 3 km, as equipes localizaram o primeiro turista, de 39 anos, que estava confuso e desidratado, mas conseguiu guiar os bombeiros até o local onde havia deixado o amigo ferido.
Turistas são resgatados após se perderem em serra de difícil acesso em São João Batista do Glória
Hélder Almeida
O segundo turista, de 45 anos, foi encontrado deitado no chão, apresentando dores lombares e no pé esquerdo. Após os primeiros atendimentos e imobilização, a equipe iniciou o transporte da vítima, que estava em um ponto de acesso extremamente íngreme e cercado por barrancos. A única forma de retirada era subir até o topo da montanha.
Ao chegar ao topo, os bombeiros contaram com o reforço de militares de folga, voluntários e proprietários de pousadas da região, que auxiliaram no resgate. Com esse apoio, foi possível deslocar a vítima por mais 3 km até a viatura dos bombeiros, de onde ele foi levado, consciente, ao hospital.
Veja mais notícias da região no g1 Sul de Minas