Quem era Daniele Martins, ex-atleta paralímpica que morreu em Uberlândia
30/07/2025
(Foto: Reprodução) Esporte: morre Daniele Martins, atleta paralímpica da bocha
Foi sepultado na terça-feira (29) o corpo de Daniele Martins, ex-atleta paralímpica de bocha, empreendedora e palestrante de Uberlândia. A paratleta, que representou o Brasil nos Jogos Paralímpicos de Londres, em 2012, morreu na segunda (28) aos 42 anos. A causa da morte não foi divulgada.
✅ Clique aqui e siga o perfil do g1 Triângulo no WhatsApp
Daniele ficou tetraplégica após sofrer um acidente de trânsito na adolescência. Após conhecer a bocha em 2002, ela se encantou pela modalidade, começou a carreira de atleta e entrou para a seleção brasileira.
Além de se dedicar à vida de atleta, Daniele se formou em Relações Públicas e Gestão da Informação. Ela trabalhava há quase quatro anos como analista de projetos em uma instituição educacional de Uberlândia e tambématuava como palestrante. Nas redes sociais, ela mostrava ser engajada em causas sociais, como a proteção animal, e compartilhou que era vegana.
A ex-atleta também levou a prática da bocha para lares de idosos, como forma de socialização e de estímulo à coordenação motora dos pacientes. Em 2016, o programa "Como Será?", da TV Globo, mostrou o trabalho de Daniele (assista abaixo).
Idosos aprendem bocha com uma paratleta medalhista em muitos mundiais
Paratleta competiu em Londres e Toronto
Em 2012, ela foi convocada para os Jogos Paralímpicos de Londres e competiu na disputa mista da classe BC3, destinada a atletas com deficiências muito severas que usam instrumento auxiliar, como a calha, e podem ser ajudados por outra pessoa. Ela acabou eliminada nas oitavas de final.
Na carreira, Daniele também conquistou várias medalhas em campeonatos internacionais s da modalidade. Em 2015, ela faturou a prata no Open Mundial da prova de pares da classe BC3. No mesmo ano, foi bronze nos Jogos Parapanamericanos de Toronto.
LEIA TAMBÉM:
‘Eu vi minha vida dentro daquele carro’: venezuelanos que ficaram presos em veículo submerso reencontram bombeiros que salvaram suas vidas
Daniele Martins tinha 42 anos e atuava como palestrante
Redes sociais
Em nota, a Associação Nacional de Desporto para Deficientes lamentou a morte de Daniele e se solidarizou com a família.
"Daniele foi um exemplo de dedicação, companheirismo e amor — tanto pelo esporte quanto pelos animais. Sua trajetória inspira todos que tiveram o privilégio de conhecê-la. Nos solidarizamos com seus familiares, amigos, companheiros de equipe e toda a comunidade esportiva neste momento de imensa dor. Sua alegria, força e legado permanecerão vivos em nossas memórias", escreveu a entidade.
Daniele Martins atleta bocha
Luciana Vermell/CPB
VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas