Iniciativa social 'Pé de Moleque' abre espetáculo clássico da São Paulo Companhia de Dança em Uberlândia
02/10/2025
(Foto: Reprodução) Projeto social Pé de Moleque abre sessões do espetáculo “O Lago dos Cisnes” da São Paulo Companhia de Dança, em Uberlândia
Redes Sociais/Reprodução
O projeto social Pé de Moleque, uma iniciativa de Uberlândia que oferece aulas gratuitas de ballet clássico para jovens de baixa renda, será responsável pela abertura das três sessões do espetáculo da São Paulo Companhia de Dança (SPCD) neste fim de semana, no Teatro Municipal.
O grupo paulista apresentará o balé clássico O Lago dos Cisnes – II ato, remontado por Mario Galizzi, e a premiada coreografia contemporânea “Agora”, de Cassi Abranches. Com a classificação livre, os ingressos estão à venda a partir de R$ 27,50.
Já a abertura será feita com a obra 'AYRÁ', do coreógrafo Rafael Gomes, interpretada por alunos do projeto uberlandense. As sessões serão às 20h na sexta-feira (3), e às 15h e às 19h no sábado (4).
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Triângulo no WhatsApp
Bailarinos de projeto social abrem espetáculo
Na abertura do espetáculo da SPCD, os alunos que interpretarão “AYRÁ” têm entre 9 e 15 anos e estão há vários anos no projeto. Os bailarinos selecionados para a apresentação são Erick Silva, Maryna Mendes, Sophia Costa e Laís Marques. Todos premiados em festivais internacionais como Youth America Grand Prix (YAGP), Passo de Arte e Joinville.
A coreografia assinada por Rafael Gomes, é uma obra de balé neoclássico que propõe uma reflexão sobre a busca por equilíbrio e paz, com poemas em alemão e trilha sonora que mistura música pop e percussão.
“O tema vem com forte carga contemporânea, mas o corpo técnico dos bailarinos do Pé de Moleque é muito limpo e clássico. Isso nos levou a uma montagem neoclássica, onde a base africana é conduzida pela técnica que eles já dominam”, explicou o coreógrafo Rafael Gomes.
LEIA TAMBÉM:
Diagnosticado com superdotação, bailarino de Uberaba ganha bolsa de R$ 700 mil para estudar nos EUA: ‘Isso que eu quero da vida’
Espetáculo ‘Cartas Brasileiras’ retorna a Uberlândia no Festival de Dança do Triângulo
Uberlândia inaugura corredor de arte urbana com mais de 1.200 m² no 'Beco do Planalto'
Rafael tem trajetória consolidada na dança, tendo sido bailarino da companhia de Deborah Colker e solista da SPCD. Há mais de sete anos atua como coreógrafo e educador no Ballet Vórtice, escola referência em Uberlândia que abriga o projeto social.
O Projeto Pé de Moleque Ballet em Movimento atua desde 1997 em Uberlândia e foi criado pela diretora Guiomar Boaventura, com o objetivo de democratizar o acesso à cultura e formar jovens para o mercado da dança, com o ensino gratuito de ballet clássico.
“O projeto vem transformando vidas e construindo grandes profissionais pelo mundo. Isso realmente não tem preço, é só gratidão que levamos para a vida inteira”, disse o coreógrafo.
Para participar, os jovens passam por processo seletivo e são acompanhados por profissionais. Ao longo dos anos, centenas de bailarinos mirins passaram pelo projeto, e alguns seguiram carreira profissional internacionalmente.
Espetáculo da São Paulo Companhia de Dança (SPCD)
São Paulo Companhia de Dança apresenta o 'O Lago dos Cisnes - ato II' em Uberlândia
Redes Sociais/Reprodução
A São Paulo Companhia de Dança, sob direção artística de Inês Bogéa e codireção de Milton Coatti, chega a Uberlândia nos dias 3 e 4 de outubro, com três sessões de apresentações da remontagem clássica O Lago dos Cisnes – II ato e a coreografia de dança contemporânea, Agora.
A companhia reconhecida como uma das mais prestigiadas da América Latina com repertório que inclui remontagens de clássicos e criações inéditas, já realizou mais de 1.300 apresentações em cerca de 180 cidades, em 22 países, alcançando mais de 2 milhões de espectadores.
“Cada apresentação é um encontro: entre artistas, público e histórias contadas pelo movimento. Em Uberlândia, celebramos a beleza atemporal de ‘O Lago dos Cisnes’ e a pulsação vibrante de ‘Agora’. Esperamos que o público se emocione conosco”, afirma Inês Bogéa
Assista também: Escola de balé em Uberlândia abre inscrições para seletiva do projeto 'Pé de Moleque'
Escola de balé em Uberlândia abre inscrições para seletiva do projeto 'Pé de Moleque'
VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas