HackTown terá fórum dedicado à China e seus caminhos para o futuro; veja nomes confirmados
09/07/2025
(Foto: Reprodução) ‘China Next’, em parceria com o Ibrachina e o Ibrawork, propõe debates sobre inovação, transformação social e sustentabilidade durante o festival em Santa Rita do Sapucaí (MG). O HackTown 2025 confirmou a estreia do Fórum China Next, que propõe debates sobre o papel da China como referência de inovação, transformação social e sustentabilidade. A atividade acontece na tarde de sexta-feira, 1º de agosto, durante a 9ª edição do festival, em Santa Rita do Sapucaí (MG), e será realizada em parceria com o Ibrachina e o Ibrawork.
📲 Participe do canal do g1 Sul de Minas no WhatsApp
O China Next propõe uma abordagem profunda e multidisciplinar sobre o modelo de desenvolvimento chinês e como ele tem inspirado soluções para desafios globais.
A programação da tarde inclui painéis que discutem desde as Zonas Econômicas Especiais — com foco na inovação social a partir de modelos regionais — até os impactos da saída de mais de 70 milhões de chineses da extrema pobreza, além de debates sobre tecnologias verdes e o avanço da China em soluções sustentáveis para o futuro.
HackTown 2025 terá fórum dedicado à China e seus caminhos para o futuro
Divulgação
Entre os nomes confirmados está Ale Fu, executiva reconhecida por seu pensamento integrativo. Ela deve trazer reflexões sobre diversidade, dados, tecnologia e sustentabilidade, e como esses elementos se conectam para impulsionar inovação com propósito.
Outro destaque é o médico e professor Li Li Min, neurocientista com PhD pela McGill University e coordenador de inovação do CPDI (Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação) do Ibrawork, na Unicamp. Unindo ciência, inteligência artificial e meio ambiente, Li defende que “não faz sentido inovar se não for para melhorar a vida das pessoas”.
O fórum também contará com a presença de Daniel Lau, executivo com trajetória em operações internacionais que somam mais de 15 bilhões de dólares em investimentos. Multilíngue e curador-chefe do IBGC JT China, ele compartilhará experiências diretas entre conselhos brasileiros e líderes corporativos chineses.
Guilherme Hoppe, especialista em ecossistemas de inovação urbana e coordenador do Ibrawork, trará uma perspectiva sobre como os aprendizados da China estão sendo aplicados no Brasil, especialmente na construção de cidades mais inteligentes e humanas.
Novos nomes devem ser anunciados em breve
“A China não está apenas crescendo, ela está redesenhando o futuro. E o China Next chega para mostrar que há muito o que aprender com esse processo, inclusive para o Brasil”, afirma João Rubens Costa, cofundador do HackTown.
Segundo a organização, com um formato acessível e voltado ao diálogo interdisciplinar, o China Next pretende reforçar a proposta do HackTown de promover conexões improváveis, provocar debates relevantes e inspirar novas perspectivas.
LEIA TAMBÉM:
INGRESSOS: HackTown 2025 abre venda de ingressos; confira valores e saiba como comprar
TEMÁTICAS: Debates sobre IA, neurociência, meio ambiente e hiperconectividade são parte da programação
LISTA COMPLETA: Festival anuncia 35 trilhas de conteúdo para guiar o público
O HackTown
HackTown 2024 - Santa Rita do Sapucaí, MG
Coletivo voluntário HackTown 2024
A 9ª edição do HackTown acontece em Santa Rita do Sapucaí (MG), conhecida como o "Vale da Eletrônica". A cidade abriga mais de 170 empresas de tecnologia e instituições como o Inatel e a ETE. O festival deve reunir cerca de 30 mil pessoas em mais de mil atrações distribuídas por escolas, bares, cafés e espaços públicos.
Quando: 31 de julho a 3 de agosto de 2025
Onde: Santa Rita do Sapucaí (MG)
O que tem: tecnologia, negócios, arte, cultura, música e experiências imersivas
Ingressos: disponíveis na Sympla, com opções de Pix, cartão e boleto
Veja mais notícias da região no g1 Sul de Minas