Audiência Pública sobre Esporotricose é realizada na Câmara de Pouso Alegre
17/09/2025
(Foto: Reprodução) Audiência Pública sobre Esporotricose é realizada na Câmara de Pouso Alegre – Crédito: Divulgação
A Câmara de Pouso Alegre realizou, no dia 10 de setembro, uma audiência pública sobre o enfrentamento à Esporotricose em Pouso Alegre. O encontro foi solicitado pela Comissão de Saúde, Assistência Social e Promoção Humana, por sugestão do vereador Hélio Carlos de Oliveira.
A ideia é que o debate sirva como base para um projeto de lei.
“Para a raiva e a leishmaniose existe uma obrigatoriedade que as clínicas veterinárias notifiquem esses casos. A gente quer que haja notificação compulsória para a esporotricose, porque ela também é uma zoonose tão infecciosa quanto a leishmaniose”, explicou o vereador Hélio Carlos.
Entre os objetivos da audiência pública está a ampliação do debate sobre a doença na sociedade, uma vez que ela pode ser transmitida entre animais e humanos.
“Nos animais a gente observa sinais clínicos como lesões de pele e coceira. O ser humano pode ser contaminado por ferimentos ou contato com locais que têm o fungo”, disse a médica veterinária Thais Rios.
A audiência pública teve participação de dezenas de pessoas. A superintendente de Proteção e Cuidado Animal, Bianca Penteado, e a Coordenadora Municipal de Vigilância em Saúde, Tatiana Guerra, também compareceram.
Diversos vereadores marcaram presença. Além de Fred Coutinho, presidente da comissão, Miguel Tomatinho do Hospital, relator, e Rogerinho da Policlínica, secretário, estiveram presentes os vereadores Hélio Carlos de Oliveira, Davi Andrade e Israel Russo.